segunda-feira, 6 de junho de 2011

Brigadeiro



Da tradição a moda gourmet
Por Lílian Almeida

Brigadeiro é um docinho brasileiro que surgiu na década de 1940. A autoria é desconhecida, mas o nome foi dado em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, um militar carismático que financiava sua campanha à presidência da República com a venda do docinho. Não demorou muito e a guloseima acabou batizada com o nome da condecoração do candidato.

Com o passar dos anos novas versões foram surgindo e tanto o brigadeiro gourmet – menos doce e com ingredientes de alta qualidade – quanto o tradicional, tornaram-se os queridinhos das crianças (de todas as idades). Hoje ele compete com os mais finos doces, tanto no Brasil como no exterior, onde ele é conhecido por trufa brasileira, devido à semelhança de textura com as trufas francesas.

Feito na panela ou em micro-ondas, tradicional ou incrementado, o sucesso do brigadeiro está no chocolate. “Outros doces a base de coco, café entre outros ingredientes tem resistência de algumas pessoas, já o chocolate agrada todos os paladares e o melhor, lembra o doce da vovó”, informa Camila Ribeiro, designer de doces da Confeitart. 

 Para quem gosta de inovar, o mercado oferece a iguaria em diversas versões que ultrapassam a roupagem. É possível encontrar o brigadeiro diet, light e até o vegan, para pessoas que não comem alimentos de origem animal. “Em festas de adultos é muito usado o brigadeiro em colher, copinhos e taças. Festas mais tradicional prevalecem os de casquinha, bombons e temáticos. Nos ateliês também é possível encontrar crepe de brigadeiro, bolinho de chuva com calda de brigadeiro e várias outras receitas”, completa Camila.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Share to Orkut Favorites More

 
Autor Lilian Schineider | Contato lischineider@hotmail.com - almeida.lilian@hotmail.com | @LiSchineider