quinta-feira, 17 de março de 2011

Jaraguá

A capital das confecções na passarela


O maior pólo de moda goiano acaba de assinar ordem de serviço para a construção da Passarela da Moda

Por Lilian Almeida

            "Jaraguá será o maior centro comercial de moda brasileiro". A declaração foi dada durante a solenidade de lançamento da IX edição da Jaraguá Expo Fashion, pelo prefeito Lineu Olímpio, realizada na noite de 16 de abril na Casa de Eventos Arruda. Durante a solenidade o prefeito assinou as ordens de serviço para a construção da nova sede do INSS e da Passarela da Moda.
            A Passarela será construída a margem da rodovia BR153, ocupando 2.800 metros que interligará o eixo sul ao eixo norte, como foi mostrado através de animação gráfica durante o evento. O projeto conta com a duplicação e urbanização do trecho (pavimentação asfaltica, calçamento, iluminação e canteiro central), que terá sua infraestrutura montada pela prefeitura.
            Depois de pronta, a Passarela da Moda, assim intitulada por ter capacidade de abrigar 500 empresas dentre indústrias, lojas, galerias, hotéis, restaurantes, postos de combustível e outros empreendimentos relacionados a moda, terá condições de  duplicar o número de empregos na região.
            O turismo, que apesar de ser focado em negócios, ganhará um reforço com a construção do lago nas proximidades da Passarela. O deputado Federal Jovair Arantes (PTB) acredita que a construção do lago na bacia do Rio Vermelho, em um espaço de 90.000m² destinados a cultura e lazer, qualificarão a passagem da cidade, onde circulam aproximadamente 10.000 veículos por dia: "Quem antes passava no trevo, não sabia que ali tinha uma cidade", informa.
            Os investimentos federais na primeira etapa do projeto, da ordem de R$ 3 milhões, são providos da parceria firmada entre os deputados Jovair Arantes e Leandro Vilela (PMDB), que juntos  pretendem conseguir mais R$2,5 milhões cada um até o final do ano, para que a obra seja concluída. Os deputados afirmam que apesar de pertencerem a partidos diferentes, tem em conjunto uma parceria com Jaraguá.
            Orgulhoso do projeto, o prefeito acredita que essa obra consolidará a estrutura do comércio de roupas no centro-oeste goiano, fazendo da BR153 uma vitrine interligada aos demais Estados. Alem disso existem outros projetos paralelos, como a implantação de 132 lotes destinados a formação do Parque Industrial a margem da rodovia. "Esperamos que os empresários locais deslumbrem fazer um bom negócio, para que os de fora não ocupem nosso espaço", informa o prefeito Lineu Olimpio.
            A Passarela da Moda é um sonho que vem sendo discutido desde 2003. "Quando o apresentamos, eu e os deputados, a ministra Marta Suplici, ela se apaixonou! Chamou os técnicos, discutimos e ela deu prioridade para que esse projeto viesse para Jaraguá", completa o prefeito.

INSS
             Já prevendo o aumento do numero de trabalhadores o prefeito assinou também a ordem de serviço para a construção da nova sede do INSS em parceria com o ministério da previdência. A obra que deve ficar pronta em seis meses está sendo construída em um lote doado pela prefeitura e recebe o investimento de 800 mil reais do governo federal. Atualmente o pagamento de benefícios do INSS na cidade gira em torno de 3 milhões de reais.

EXPO FASHION
            O lançamento da 9ª edição do evento, idealizado por Joaquim Araújo, que acontece entre os dias 26 e 29 de maio reuniu centenas de empresários. O jantar, repleto de novidades, foi promovido pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e encerrou com um desfile de moda local.
            Esse ano a feira de moda deve contar com a participação de 100 expositores. O local é inédito: será realizado no Jaraguá Shopping das Fábricas, situado no trevo sul da cidade. "A Jaraguá Expo Fashion é um evento que trouxe a consolidação desse grande pólo de confecção, respeitado não só em Jaraguá mais em todo o país", disse o prefeito Lineu Olimpio.
            Promovido pela ACIJ, SICTUR e SEBRAE, esse ano o evento pretende levar para Jaraguá potenciais compradores, lojistas interessados em adquirir mensalmente grandes quantidades de roupas das fábricas de sua preferência. Outra novidade é a rodada de negócios que apresentará palestras, workshops, desfile e outras atrações.

ECONOMIA

            O município de 40.000 habitantes não tem desemprego, pois a maioria da população trabalha no ramo das confecções, principalmente de jeans. A economia é diferenciada em relação aos outros municípios, porque toda ela gira dentro da cidade. O produtor é também um comprador e vendedor. Segundo o prefeito, o sistema de economia da cidade é invejado e serve de referencia para o Brasil.
            Jaraguá experimenta um momento de grande crescimento, recebendo diversos investimentos públicos como a construção e revitalização de praças em todos os bairros, obras de recapeamento, pavimentação e urbanização, construção e reformas de escolas, implantação do Centro de Especialidade Médica, reforma e ampliação do Hospital Sandiro de Amorim. Construção de casas populares, sinalização de transito, pontes, canalização do Córrego Reviver, recuperação de estradas e apoio as confecções através do Centro Tecnológico Municipal da Moda.
            E tudo isso não basta! Nas próximas semanas o Município ganha duas novas unidades de saúde básica bucal, o prédio da prefeitura totalmente reformado, equipado e informatizado e também o lançamento do novo conjunto habitacional que atende o projeto Meu Lote, Minha Casa.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Share to Orkut Favorites More

 
Autor Lilian Schineider | Contato lischineider@hotmail.com - almeida.lilian@hotmail.com | @LiSchineider