quarta-feira, 16 de março de 2011

Porque os homens tem medo de compromisso?

Saiba como fugir de homens com fobia de compromisso

Pode parecer um clichê ou trama de comédia romântica, mas que mulher não ficou esperando que o homem que conheceu ligasse no dia seguinte? Ela encontra o príncipe encantado em uma noite e logo depois ele desaparece.
Este é um problema universal, encontrado em diferentes partes do mundo, deixando mulheres confusas e inconformadas com este comportamento. "Por que os Homens de Têm Medo de Compromisso?" tenta decifrar o que afeta os homens com esta fobia.
A primeira coisa que os autores derrubam é a ideia de que a culpa é sua. Não importa o quão sexy, bonita, inteligente, independente, bem-sucedida ou carinhosa você é, este tipo masculino sempre foge quando o relacionamento fica sério.
Além de aumentar a autoestima feminina, o livro ajuda identificar as principais características da fobia de compromisso e ensina a fugir deles antes que você se arrependa novamente.
Os autores explicam, também, como parar de se sentir rejeitada, reconhecer os sinais de que ele irá terminar tudo e reagir de forma correta ao se perceber apaixonada.

Leia abaixo um trecho do livro:

Capítulo 1
O problema com o compromisso
 
Eis o problema: muitos homens têm um medo exagerado do compromisso. Se você é uma mulher atuante, há grandes chances de que venha a se envolver com pelo menos um homem, possivelmente mais de um, que prefere fugir do amor. Pode ser o homem que não telefona após um primeiro encontro particularmente bom; o homem ardente que some depois da primeira noite de sexo; o namorado firme em quem você confia e que sabota a relação justamente quando esta se encaminha para o casamento; ou o homem que depois do casamento se torna indiferente, infiel ou violento. Em qualquer um desses casos, é bem provável que você esteja lidando com um homem que reage de maneira anormal à ideia de compromisso. Para ele, você é sinônimo de esposa, mãe, de ficarem juntos - para sempre -, o que o deixa aterrorizado. É por isso que ele a abandona. Você não consegue entender, mas, se servir de consolo, considere que ele provavelmente também não compreende as próprias reações. Só sabe que um relacionamento mais sério lhe causa grande desconforto e ansiedade.

O pior é que esse homem está em busca do amor, e é por isso que ele a conquista. A insistência dele e as comoventes demonstrações de vulnerabilidade a convencem de que é seguro entregar-se. Mas como o medo do compromisso é excessivo, ele acaba sabotando, destruindo ou fugindo de qualquer relação boa e sólida. Em outras palavras, se o medo dele for muito intenso, o homem com fobia a compromisso não conseguirá amar, por mais que queira.

E você fica para trás com sonhos desfeitos e a autoestima destruída. O que aconteceu? O que deu errado? E por que isso se passa com tantas mulheres?

O que os homens dizem e o que eles fazem - a contradição

Uma das maiores reclamações da maioria das mulheres é: "Ele diz uma coisa e faz outra." Ouvi isso tantas vezes que resolvi examinar o assunto com mais atenção. Certamente, isso se aplicava tanto a mim quanto a muitos homens solteiros que eu conhecia.

Dizemos que tudo o que queremos é a paz de um casamento feliz, mas fugimos dele. Por quê? Decidi investigar a razão, pedindo aos homens que me falassem a verdade. Mas, antes de conversar com eles, senti necessidade de ouvir as reclamações das mulheres. Por que elas sentiam que estavam sendo tratadas de maneira injusta e o que achavam que estava acontecendo?

A conversa com as mulheres

Comecei entrevistando aproximadamente 50 mulheres solteiras. Todas eram atraentes, desejáveis e modernas, com muito a oferecer a qualquer homem. Entrevistei o mesmo número de mulheres solteiras, divorciadas e casadas, para obter um ponto de vista mais justo. Também selecionei mulheres de diferentes partes do país e de camadas sociais distintas. Alguns de seus relatos me impressionaram. Uma mulher me contou que seu noivo saiu de um quarto de hotel em Roma para comprar cigarros e nunca mais voltou. Em todas as histórias, não havia nenhuma briga, nenhuma palavra mais dura. Perdi a conta do número de mulheres que me falaram de homens que pularam fora às vésperas do casamento.

Outras me contaram de relacionamentos em que homens apaixonados e insistentes transformavam-se em silenciosos e raivosos inimigos assim que as mulheres concordavam em dar um destes três passos: morar juntos, casar ou ter filhos.

Todas essas mulheres falaram, basicamente, da mesma coisa: elas se sentiam abandonadas e traídas pelos homens que se esforçaram tanto para conquistá-las e que prometeram ternura e intimidade.

A conversa com os homens

Munido dessas histórias, comecei a entrevistar homens. Usei os mesmos critérios aplicados nas conversas com as mulheres. Em geral eram homens inteligentes, com uma boa formação. A maioria dizia ser sensível às necessidades femininas. A questão que se colocava era: por que esses homens bem-nascidos e inteligentes tratavam as mulheres tão mal?

Eis algumas das coisas que eu queria saber: ao iniciar um relacionamento, eles têm um plano definido? Agem deliberadamente de forma manipuladora? Sabem que têm medo de compromisso? Esse medo os leva a provocar o fim do relacionamento?

Também estava em busca de respostas mais específicas: algum desses homens deixou de procurar uma mulher após fazerem sexo? Por que alguns pediam uma mulher em casamento e mudavam de ideia no último minuto? Algum deles foi morar com uma mulher, ficou com medo do compromisso e respondeu raivosamente, como uma fera enjaulada, a essa "armadilha" passando a nutrir ódio pela mulher que via agora como seu algoz? Os homens tornam-se infiéis quando o relacionamento começa a ficar bom e íntimo? Será que muitos deles escolhem, repetidamente, as mulheres erradas e logo arranjam motivos para que o relacionamento não evolua?

Fiquei chocado com o que as entrevistas revelaram. Descobri que alguns dos homens que eu achava conhecer bem vinham me contando meias verdades sobre os rumos que os relacionamentos haviam tomado, como e por que tinham chegado ao fim. Ao término do primeiro grupo de entrevistados, fiquei convencido de três pontos:

- Quando um relacionamento evolui para muita intimidade, homens que têm fobia a compromisso costumam se comportar de maneira completamente irracional.

- Esses homens procuram desculpas e defeitos nas mulheres para se sentirem melhor em relação a seus comportamentos.

- A maioria desses homens sabe que o fato de se concentrarem no lado negativo das mulheres significa que estão evitando encarar a própria incapacidade de se comprometerem.

Sinopse:


Num dia, você tem certeza de que encontrou o amor da sua vida e que vocês vão viver juntos e felizes para sempre. No dia seguinte, ele some e nunca mais dá notícias. Essa situação lhe parece familiar?
Pois saiba que muitas mulheres ao redor do mundo se sentem confusas e inconformadas com o comportamento inexplicável de homens que pareciam ter sido feitos sob medida para elas.
Por que eles agem assim? Provavelmente você acha que a culpa é sua. Lançado originalmente com o título Homens que não conseguem amar, este livro mostra que a culpa, na verdade, é deles. Esses homens desenvolveram o que Steven Carter e Julia Sokol chamam de fobia a compromisso.
Isso significa que não importa quanto você seja sexy, independente, carinhosa ou bem-sucedida: homens que têm medo de compromisso sempre irão fugir das mulheres quando a relação começar a ficar séria.

Fonte: Folha.com

 

1 comentários:

Ledinha disse...

Excelente essa matéria me identifiquei muito com as palavras! amei tudo..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Share to Orkut Favorites More

 
Autor Lilian Schineider | Contato lischineider@hotmail.com - almeida.lilian@hotmail.com | @LiSchineider